quarta-feira, 30 de outubro de 2013

INTELIGÊNCIA PURA - O GESTOR PÚBLICO

A cada dia me surpreendo mais com a capacidade de planejamento e visão empreendedora de certos prefeitos brasileiros. Recentemente, estando de folga, resolvi aproveitar para rever familiares e me desligar um pouco do caótico dia-a-dia de São Paulo e me dirigi ao interior, como 99% dos moradores da capital. A minha intenção era descançar e ouvir o canto do sábia e apreciar as estrelas de um céu sem poluição. 

Mas chegando em minha terra natal e presenciei um dos espetáculos mais comuns na Gestão Pública. Outra vez o "poste mijando no cachorro" e me decepcionei ainda mais com os tão afamados e aplaudidos "administradores municipais". Me ajudem a entender a lógica por trás desta situação: Um dos assessores do executivo, responsável pela "cultura" estava organizando uma feira de roupas e acessórios para a população local. 

Até ai, mesmo não entendendo muito bem porque tal ação não partiu do responsável pelo "comércio e indústria", me contentei em deduzir que a ação era apenas uma tentativa afoita de uma pessoa inexperiente, tentando demonstrar capacidade de realização e nada mais. Fui me inteirar mais a fundo da "famosa feira" e descobri que cheguei no final de uma grande novela, que havia desencadeado até mesmo disputas jurídicas para garantir a execução de tal evento e ai como sempre, o meu olho clínico para "administradores públicos incapazes" acionou o botão vermelho da incompetência, que na verdade não me surpreende em nada, pois apesar reafirma minha posição desde o ínicio. 

Fiquei sabendo que os comerciantes locais estavam totalmente contra a realização de tal "feira" pois entendiam que era prejudicial ao comércio local e tentaram, em vão, impedir a instalação da mesma. Aqui cabe meu apoio a estes comerciantes, que entendem uma regra básica de geração de emprego e renda, que claramente, nossos "administradores públicos" desconhecem por completo. Vamos pensar: você possui uma lojinha de roupas em uma cidade com menos de 30 mil habitantes, onde a renda per capita é extremamente baixa e concentrada em um pequeno grupo de moradores, o que te obriga a praticar um preço um pouco acima dos grandes centros devido ao baixo giro de estoque. 

Pois bem, partindo deste princípio, se como comerciante, tenho dificuldades em vender e cumprir com minhas obrigações com aluguel, funcionários, impostos, propaganda, segurança e muito mais devido ao baixo fluxo de vendas, imaginem então se uma vez por mês a prefeitura local incentiva a vinda de comerciantes ambulantes de outras localidades para a "tal fantástica feira"? Se já vendo pouco, com uma concorrência desleal como essa, vou quebrar! 

Dito isso, preciso do apoio de todos meus leitores agora. Me ajudem a entender a lógica disso! Como incentivar que o dinheiro que deveria ser gasto no comércio local fique nas mãos de vendedores de outras cidades? Isso contribuiu com exatamente o que para o desenvolvimento da cidade? É algo planejado ou foi uma ação isolada de um grupo incompetente e que desconhece regras básicas de fomento a atividade comercial local? 

Onde está a vantagem para a população que me elegeu? antes tais atitudes infantis me causavam espanto, mas agora me causa uma sensação estranha de "pena", pois vejo mais claramente o quando uma população desinformada e um grupo mal intencionado pode causar a uma comunidade. Estamos matando o comércio local, desestimulando a geração de emprego, perdendo divisas, arrecadando menos ICMS e mais grave ainda, fomentando a paralização do comércio, pois nestas "famosas feiras" os preços praticados não incluem impostos ou qualquer outro custo, o que permite a prática de preços muito competitivos, mas "NADA" deste dinheiro fica no município, no máximo o comerciante ambulante fica uma noite em uma pensão e come um sanduíche no buteco.

Como sempre digo, é o poste mijando no cachorro, a banana comendo o macaco! Antes era uma situação digna de revolta agora é digna de pena. A população conseguiu deixar ainda pior uma situação que já era rídicula na gestão pública local. A cidade está entregue a pessoas sem nenhuma visão administrativa. Estão brincando de administrar uma cidade. Lamentável! Por isso, apesar de caótica, vou me embora novamente para a Terra da Garoa, lá pelo menos, o povo protesta nas ruas quando algo está fora do normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário