quinta-feira, 22 de maio de 2014

SOMOS MESMO EVOLUÍDOS ?

Para os não entendidos em Latim, a frase “Panem et Circenses” quer dizer “Pão e Circo”, uma frase extraída da Sátira X do humorista e poeta romano Juvenal (100 d.C.), que criticava a falta de informação do povo do Império Romano. A falta de informação e interesse pelos assuntos políticos não é privilégio dos brasileiros do século XXI. Este desinteresse ocorre há mais de 2.014 anos e continua forte e cada vez mais consistente.
A maior parte da população continua no mesmo grau evolutivo que possuía quando um rapaz chamado Jesus Cristo ainda caminhava sobre esta terra. Hoje ainda é mais atrativo o alimento e o divertimento. Pessoas humildes e de poucas condições financeiras se amontoam em favelas de grandes metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro, em habitações precárias, em espaços reduzidos, sem saneamento básico e sofrendo com subempregos que pagam apenas um salário mínimo mensalmente.














Nestas condições, nascem as revoltas sociais que estamos assistindo diariamente e o planejamento estratégico das políticas públicas atuais encontrado para acalmar essa quantidade cada vez maior de pessoas de baixa evolução intelectual é distribuir comida (Bolsa Família) e promover eventos para distrair o povo, fazendo com que todos esqueçam dos problemas mais sérios da sociedade, como a falta de serviços básicos de saúde, educação, transporte, saneamento básico e habitação.
Era exatamente assim que os Imperadores romanos faziam, distribuindo cereais mensalmente no Pórtico de Minucius e construindo “Arenas” (esse termo lhe é comum? Eu me lembrei de Estádios de Futebol) onde realizavam-se sangrentos espetáculos envolvendo gladiadores (MMA e UFC), animais ferozes (Festa de Rodeio), corridas de bigas (Fórmula 1), palhaços (Futebol), acrobacias (Cirque du Soleil) e bandas (Rock in Rio). Estes “presentes” ao povo romano garantia a paz e o contentamento, gerando uma popularidade absoluta ao Imperador (vide a fama de alguns de nossos políticos) perante os mais humildes e menos esclarecidos.
Hoje ligo a televisão ou leio um jornal e tenho uma gostosa sensação de que a qualquer momento vou me encontrar pessoalmente com Marco Antônio ou Nero e me divertir um bocado ateando fogo em alguma cidadezinha. Mudamos as vestimentas, as formas de construir casas e as maneiras de deslocamento entre as cidades, tendo mais facilidade para chegar em pontos distantes do Império, sem a necessidade de utilizar cavalos, mas EVOLUÇÃO?
Me desculpem alertá-los que “Ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais” (Belchior).

Pense nisso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário