sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Prefeito Samambaia - Os perigos ocultos.

Frequentemente ouvimos histórias de cidades, principalmente as de pequeno porte, onde o prefeito eleito não é quem realmente governa. Muitos tratam deste assunto com ironia ou com indiferença e sempre se ouve comentários como: Isso é conversa de oposição! Isso é mentira! Ou até mesmo: Eu já sabia!

Sempre levamos este tipo de informação para o lado da brincadeira e acabamos criando até apelidos carinhosos para nossos egrégios representantes do executivo. Eu mesmo costumo nomeá-los como "prefeitos samambaias" para fazer uma correlação entre a serventia de ambas as figuras, te pergunto: Qual a utilidade de um vaso com uma bela samambaia em um canto de sua casa? Na minha casa tem a única utilidade de decorar o ambiente e deixar as fotos familiares mais bonitas. Quem nunca tirou uma foto ao lado de um vaso de samambaia na casa da avó? Duvido que você não tenha uma foto assim bem escondida por ai.


Pois bem, com o prefeito é a mesma coisa, elegemos políticos sem nenhuma competência para administrar um município, tiramos fotos ao lado dele e esquecemos a figura num canto da sala, mas não se enganem, toda samambaia precisa ser regada diariamente para continuar verde e vistosa. Ora, ai está nosso maior pecado como cidadão, deixar o jardineiro a vontade. Quem é esse jardineiro? Qual o objetivo deste jardineiro em manter uma figura decorativa no cargo mais importante de sua cidade? Este jardineiro é confiável? Afinal, porque a samambaia que eu votei e escolhi como meu prefeito não pode exercer a sua verdadeira função? Na sua cidade, seu prefeito é uma figura decorativa ou é uma pessoa responsável e atuante, preocupada com a melhoria e evolução de seu município?

No final do ano passado li uma reportagem sobre o desencanto do Deputado Tiririca com a realidade de Brasília e recentemente ele deu nova declaração expressando seu descontentamento com a política. Agora pergunto: Se o Deputado mais bem votado em 2010 não acredita mais na política federal, você é capaz de imaginar como é desleal e suja a política municipal?



Então, reflita com carinho. Até que ponto é interessante você lutar por um emprego de prefeitura, para receber migalhas enquanto o jardineiro é quem colhe os frutos grandes e maduros? Ou você acha que o "jardineiro" que cuida do "prefeito samambaia" faz isso de graça?

Tenho visto nas entrelinhas a atuação de jardineiros em muitas cidades de pequeno porte. Existem casos onde o ex-prefeito, não podendo mais se reeleger, colocou um "bobão" no cargo de prefeito e agora, como chefe de gabinete, continua mandando na cidade, num claro sinal de que a "teta" é boa mesmo. Em outras cidades, políticos cassados por fraudes aos cofres públicos ou até mesmo por assassinatos, administram prefeituras escondidos atrás da figura de "prefeitos samambaias" que são trabalhados por marqueteiros ainda mais corruptos, criando a imagem de um grande administrador, mas que no fundo, não possuem capacidade nem mesmo para administrar a própria casa.

Os exemplos são claros: Nomeação de afilhados políticos, mesmo correndo o perigo de serem denunciados por "nepotismo" ou até mesmo nomeação de pessoas que nunca trabalharam na vida e nem possuem currículo profissional para cargos de alta confiança e que interferem diretamente no seu bolso. Sempre que um secretário comete um erro e a sua cidade é multada em alguns milhões, tenha certeza que é do seu bolso que o dinheiro está saindo. Então cuidado !

Quando você desconfiar que seu prefeito é apenas uma figura decorativa e que está nomeando pessoas despreparadas, pode ter certeza que são atitudes muito bem pensadas por outros, que escondidos na calada da noite, preparam o terreno para desvios milionários do dinheiro que deveria ser aplicado na escola de seu filho, no posto de saúde de seu bairro, na geração de emprego em sua cidade e por ai vai.

Assisto diariamente secretários de indústria e comércio tomando conta de coleta de lixo, secretário de turismo cuidando de aterro sanitário, secretário de agricultura cuidando de obras de vias públicas, a empresa de marketing respondendo pela legislação ambiental e por ai afora. É o poste mijando no cachorro !

Então fiquem atentos, o administrador imcompetente não sabe nem mesmo direcionar o trabalho de cada departamento. Ele deixa o "jardineiro" cuidar de tudo e a sua cidade nunca muda, nunca melhora. Sua cidade está estacionada no tempo? Tenha certeza então que você possui um "Prefeito Samambaia" que só existe para tirarmos uma foto de recordação e nada mais. Ele é bonzinho e carismático, mas incompetente e subserviente. Será que vale a pena?

Nenhum comentário:

Postar um comentário