segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Dengue - O Retrato da Incompetência

Estou com DENGUE ! A culpa é do Aedes Aegypti ou do Prefeito? Claro que é do prefeito !!!

Nasci em uma cidade pequena, com menos de 27 mil habitantes e acabei me mudando para cidades maiores em busca de emprego e educação, pois em vilarejos como minha terra natal não existem oportunidades para jovens que desejam algo mais que comida e bebida. Me afastei por cerca de 20 anos e sempre vivi muito bem, assistindo as mazelas dos maus administradores públicos e apenas rindo da desgraça alheia. Dizia: Bem feito para aqueles idiotas que ficam votando em corruptos que só pensam em si próprios. Serão eternos pobres, de bolso e de espírito !

E continuo hoje com a mesma percepção. Quem vota em políticos incompetentes estão fadados a viverem na miséria o resto da vida. Nunca terão empregos dignos e viverão mendigando restos como empregos menores, em prefeituras menores, rodeado de pessoas menores e a vida passa, a cada dia morremos um pouco, sem ter realizado nada de significante na vida. Triste demais! Acordar cedo, ir para um emprego medíocre, passar o dia olhando pro lado e carimbando papéis que não terão nenhuma utilidade e no final do dia voltar pra casa, para assistir a novela e dormir para acordar cedo e ir para o serviço medíocre de novo, e de novo. Triste demais!

Mas como nada é eterno, acabei obrigado a retornar por alguns meses a terra natal e após me envolver com a política com a falsa esperança de que estava me aliando a pessoas competentes e que iriam mudar a realidade de mediocridade centenária do vilarejo, tive um banho de realidade e meu sonho durou poucas conversas e poucos meses, e logo me vi apoiando medíocres. A vergonha foi tamanha que me afastei por completo, com medo de ser apontado na rua e acusado de cúmplice. Que vergonha tenho hoje! Quem tem caráter, tem vergonha! Não nasci para ser político, definitivamente!

Mas o que a DENGUE tem a ver com isso? Bom vamos lá!

O que mais existe em vilarejos administrados por políticos corruptos é abandono e sujeira, em ambos os sentidos, sujeira física e moral, porém vamos nos ater a sujeira física. As ruas são abandonadas, a população joga lixo em qualquer lugar e não existe educação e nem tão pouco legislação eficiente que multe o cidadão que suja o vilarejo, pois todos estão com o rabo preso com o prefeito e vice-versa, o que impede de multarmos um amigo. Como vou multar o meu eleitor? Se fizer isso nunca mais ganho uma eleição!


Ai entra o coitado do Aedes Aegypti, que não entende nada de política e muito menos de má gestão. Ele simplesmente encontra nesses vilarejos, o ambiente ideal para sua procriação, afinal essa é a lei da natureza, crescei e multiplicar! não é? Prefeitos incompetentes não possuem pulso forte para legislar sobre terrenos baldios repletos de entulhos ou com mato alto que são os verdadeiros criadouros do mosquito. Diariamente somos bombardeados com campanhas publicitárias onde somos orientados a limpar a caixa d´água, manter vasos e plantas sem água parada, não deixar garrafas e pneus em ambientes úmidos e por aí vai! Mas nunca assistimos uma campanha onde os "especialistas" em dengue criticam um terreno baldio, coberto de mato ou de lixo, que são na verdade os maiores incubadores do mosquito.

Meu vilarejo está repleto de terrenos baldios mal cuidados e lotados de mosquitos, ratos, baratas, escorpiões, cobras e demais pragas causadoras de diversas doenças e o banana do prefeito sabe apenas dizer que precisa limpar os terrenos e multar os donos que não cumprirem a ordem! Digo "ordem" porque "lei" clara, que responsabiliza e pune os proprietários de terrenos sujos não existe!


Mas ai está o maior erro de gestão que um prefeito pode cometer. Não é simplesmente punindo com multas que se resolverá este problema, pois em vilarejos, uma simples multa pode acarretar uma briga política que levará gerações para ser remediada. Então todos irão me perguntar: Se você diz que simplesmente multar não é a solução, qual seria então? A resposta: Soluções inteligentes, coisa rara em políticos!

Pensem comigo: Se ocupassemos todos os terremos baldios de uma cidade com plantações de hortaliças e plantas medicinais, criando uma lei de incentivo aos proprietários destes terrenos, facilitando parcerias entre cooperativas e empresas para fornecimento de matéria-prima para a fabricação de medicamentos e chás por exemplo e retornando os lucros para as cooperativas e para os proprietários dos terrenos, estariamos resolvendo os problemas de geração de emprego e renda, inclusão social, saúde pública, limpeza e até mesmo turismo, pois não seria maravilhoso visitar uma cidade onde poderiamos ver flores e plantas em todos os cantos? Atraindo pássaros e borboletas ao invés de mosquito da dengue?

Pensem muito bem nisso e me respondam: A dengue é apenas falta de educação dos moradores ou uma questão de falta de competência do seu prefeito? Para os gestores públicos é mais fácil transferir para a população a culpa pelas mazelas, mas se existissem administradores públicos realmente inteligentes e competentes, a nossa realidade seria outra. Estou com dengue e a culpa é do meu prefeito! Fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário