quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Porque minha cidade não desenvolve?

Existem atualmente 4.855 municípios com menos de 50 mil habitantes no Brasil, o que representa cerca de 32% da população. O meu foco de atuação como consultor de gestão pública está exatamente nestas cidades por um motivo muito simples, a falta de capacidade técnica de planejamento de longo prazo de tais gestores. Nestas cidades impera o jogo pelo poder e nada mais. Não existe objetivo de médio e longo prazo para o desenvolvimento. O que acontece já no início do mandato são acordos e negociatas para a reeleição. Na grande maioria destes municípios a mentalidade é somente o "eu" e nunca "o povo". Nomeia-se pessoas despreparadas mas que não questionam, facilitando a vida do prefeito, que é tratado como um rei, mesmo sendo um medíocre.

Um exemplo claro deste fato é que entre os dias 28 e 30 o governo federal patrocinou o "Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas" em Brasília-DF, onde anunciou um montante de 31,3 bilhões para as prefeituras no ano de 2013, mas que contou com cerca de dois terços dos municípios brasileiros, mas da minha região de atuação, entre mais de 25 municípios, somente um prefeito esteve presente, o que demonstra a falta de interesse dos atuais prefeitos em promover o crescimento e a melhoria de seus municípios. Neste dia 30 participei de um encontro para tratar do assunto meio ambiente em uma pequena cidade, com menos de 27 mil habitantes, onde estiveram presentes especialistas da área, convidados para apresentar oportunidades de geração de renda e emprego combinados com preservação e recuperação de áreas degradadas, mas o que assisti foi um teatro de interesses que não levará a nada.

É típico de cidade onde realmente não existe interesse em desenvolvimento, mas somente em manter o poder nas mãos de alguns. Os especialistas foram praticamente ignorados pelo prefeito e tratados com indiferença pelos demais. Deixando claro a verdadeira intenção destes políticos. Não há interesse em ver uma cidade evoluída, com uma população esclarecida e bem informada, pois isso dificultaria o projeto de reeleição da turma atual. Assisti a uma total falta de interesse em mudanças e nenhuma responsabilidade ética e profissional.

E enquanto isso, muitos desavisados ficam se perguntando porque a cidade não evolui, e infelizmente sou obrigado a afirmar que nunca evoluirá tendo pessoas com esse caráter duvidoso e essa alma tão pequena. O jogo de vaidade é tamanha que eles não permitem a entrada de pessoas capacitadas e não procuram se capacitar, esperando que alguns poucos trabalhem de graça, trazendo novas ideias que são prontamente utilizadas em campanhas eleitorais. Se fecham em um grupo de incompetentes e deixam oportunidades espetaculares serem perdidas e a população não imagina as grandes oportunidades que já bateram as portas do município e foram prontamente boicotadas por pessoas que só pensam em si próprias.

Não se engane, prefeito que não deseja o desenvolvimento, não perde tempo em se informar das oportunidades existentes no governo federal. Vou dar um exemplo claro das oportunidades que sua cidade está perdendo pela total falta de responsabilidade destes prefeitos preocupados com reeleição, mesmo estando a menos de um mês na cadeira. Vejam os exemplos:

- Minha Casa Minha Vida: Para cidade com menos de 50 mil habitantes é possível enviar projetos para o ministério das cidades solicitando até 60 casas populares e a cidade terá 100% dos recursos enviados, ou seja, a sua cidade não vai gastar nada!

- Construção de UBS (Unidade Básica de Saúde): Basta a prefeitura entrar no site do ministério da saúde e enviar o projeto, que sua cidade recebe de graça um Posto de Saúde novinho. sua cidade precisa de outro posto de saúde?

- Pavimentação: Se sua cidade possui ruas sem calçamento, é só incluir o projeto no ministério das cidades que os recursos serão enviados. A prefeitura não gasta nada e sua cidade fica totalmente asfaltada. Difícil né?

- Centro de Iniciação Esportiva: Basta encaminhar o projeto para o ministério do esporte e sua cidade terá um centro poliesportivo para que seus jovens saiam das drogas e pratiquem esportes diversos. É muito difícil esse projeto, basta cadastrá-lo no site do ministério. Será que seu prefeito sabe usar a internet?

- Saneamento: Água e Esgoto: Sua cidade ainda não tem 100% do esgoto tratado? Azar o seu, pois se seu prefeito estivesse bem intencionado, já teria cadastrado o pedido junto a FUNASA. O dinheiro está lá esperando alguém pegá-lo!

- Estradas Vicinais: Os moradores da zona rural de sua cidade estão sofrendo com estradas ruins e mal conservadas neste período de chuva? Vou contar um segredo, mas não espalha pra ninguém por favor! Vai que algum prefeito mal intencionado descobre essa informação vai ser uma loucura. Mas vamos lá: O governo federal está doando uma motoniveladora e uma retroescavadeira para cada cidade brasileira com menos de 50 mil habitantes, não precisa nem de projeto, basta entrar no site do ministério de desenvolvimento e cadastrar a sua cidade. Essa é difícil demais!

- Cidades Digitais: Se seu prefeito fosse um cara bonzinho poderia tentar enviar um projeto e instalar internet gratuita em toda a cidade, mas esse projeto é um pouquinho mais complicado, só conto o segredo pra quem me pedir com muito carinho!

E muito mais, mas vou ficando por aqui para evitar deixar alguns prefeitos desesperados, pois é tanto dinheiro do PAC2, que as prefeituras não precisarão desembolsar nenhum centavo, mas que pode dar morte, não para realizar as obras e melhorar a sua cidade, mas para solicitar os recursos e desviar para a reeleição!

Pense bem nisso! Porque será que sua cidade não desenvolve? Eu respondo: Total falta de vergonha na cara de prefeitos corruptos e mal informados, que só estão preocupados em empregar os amiguinhos e recuperar o dinheiro gasto na campanha. Acorda Povo !!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário