segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Desempregados - Como enganar a massa ?

Li recentemente, em um jornalzinho "comprado", (digo "comprado" porque trata-se de um daqueles jornais de cidade pequena que só publicam o que se paga. Dando sempre boas notícias de quem está no poder e maquiando a verdadeira realidade medíocre que gestores públicos corruptos e mal intencionados tentam esconder com maestria da grande massa de desinformados) a noticia de que a prefeitura, através de seu departamento de indústria e comércio, se mostrando muito preocupada com a falta de emprego no município, está firmando parcerias importantes com o sistema "S" (Senai, Sesi, Sebrae e Senac) para o treinamento e a formação de mão de obra qualificada. A intenção é preparar o futuros desempregados da monocultura açúcareira para novos desafios e novas profissões.

O leigo ou "ignorante político" não consegue ver além do horizonte desta notícia, pois fica ofuscado pelo carnaval e pelo barulho das notícias, e os desempregados se enchem de esperança, discutem pelas ruas a importância da atitude do prefeito samambaia e assim passam os dias e tudo se mantêm na mesma inércia do passado. Quatro anos voam e as promessas mirabolantes virão novamente e os tolos continuarão aplaudindo ações de fumaça. Como é simples e fácil manipular a massa das cidades pequenas. Como sempre digo, quer ficar rico sem trabalhar? Seja prefeito ou vereador em cidade com menos de 50 mil habitantes. É lucro certo!



Mas todos devem estar se perguntando: Esse cara é maluco? A prefeitura quer ensinar uma profissão nova a quem está desempregado e ele é contra? Que idiota invejoso!

Calma massa, ai vem a explicação de quem enxerga além do horizonte curto dos cidadãos com os olhos enuviados pela fumaça da propaganda paga. Vou explicar meu ponto de vista, fiquem tranquilos! O morador de uma pequena cidade sempre estará a mercê de oportunistas de plantão e este tipo de "política fumaça" sempre funciona com os menos informados, pois imaginem um funcionário de uma usina de cana-de-açúcar, conseguem imaginar o grau de instrução, a origem familiar, as oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional deste funcionário?

Vamos refletir: Um menino de 20 anos, que conseguiu estudar até a quarta série do ensino fundamental, morando no interior do nordeste brasileiro, passando fome e sede, vendo sua família sendo devorada pela seca e pela total falta de futuro, acaba se revoltando e deixando tudo para trás, com o "sonho" de ganhar um pouco de dinheiro em São Paulo (digo Estado de São Paulo), e acaba baixando âncora logo na fronteira de Minas com São Paulo, terra coberta de uma só plantação, toda verde, algo raro para um nordestino, vislumbra rios caudalosos, repletos de água e peixe e pensa: Obrigado meu Deus! Encontrei o paraíso!

Mas passam os anos e o menino de 20 anos, agora com 40 anos, se vê na mesma situação miserável de antes e se pergunta: Como o tempo passou tão rápido? Graças a Deus ganhei dinheiro pra comer, mas não consegui estudar, comprar minha casinha, e meus filhos terão o mesmo futuro que eu, cortar cana-de-açúcar ou trabalhar debaixo deste sol tão ardido como o do meu sertão! Aí, um oportunista aparece no jornal dizendo que os problemas de desemprego vão ser solucionados e que todos os moradores da cidade terão oportunidade de aprender uma nova profissão e nunca mais terão que sofrer no corte da cana-de-açúcar. Ele chora e agradece a Deus: Meu filho terá um futuro melhor que o meu!

É neste momento que o maluco aqui se revolta e tenta entender a visão estratégica e política destes gestores e a pergunta fica ressoando em minha mente: Ensinar um jovem a pilotar foguete se a cidade nunca será um local de lançamento de espaçonave com destino a Marte?! Ensinar algém a ser Chef de Cozinha se só existem butecos na cidade?! Ensinar jovens a arte da marcenaria se não existe mais árvores na região?! Gente, eu estou louco ou o  mundo está do avesso? Volta a minha celebre opinião sobre a política em cidades com menos de 50 mil habitantes: O POSTE ESTÁ MIJANDO NO CACHORRO !!!

Gestores Públicos sérios e competentes, vislumbram o futuro da cidade de forma totalmente oposta a destes oportunistas de plantão. Gestores Públicos competentes se espelham nos "jardineiros", ou seja, cultivam o solo, plantam as sementes, esperam brotar as plantações e choram com o desabrochar das flores porque sabem que com as flores vem as borboletas e os beija-flores. Vocês entendem o que quero dizer? Vou ser mais claro.

Para garantir o pleno emprego em sua cidade, o gestor de verdade realiza um estudo detalhado das oportunidades de negócios para a região e desenvolve um planejamento de 20 ou 30 anos para atrair investidores e novas empresas. Somente com a semente no chão (as empresas sinalizando o interesse em se instalarem na cidade) é que ele direciona o leme para o segundo estágio da viagem, que é o treinamento da mão-de-obra necessária aquelas empresas que sinalizaram o interesse em investir na cidade.

Pergunto mais: Quanto tempo você acredita que é necessário para uma empresa construir uma sede, realizar levantamentos financeiros e mobilizar seus melhores funcionários para instalar uma nova planta industrial em um município, as vezes até distante de sua sede? Vou responder dizendo que no mínimo 1 ano. Neste momento a minha consciência me cobra a seguinte conclusão básica: Em 1 ano não seria possível treinar toda a mão-de-obra necessária que está empresa utilizará? Não seria muito mais inteligente utilizar inclusive profissionais desta empresa para elaborar o treinamento dos novos funcionários? Assim treinaríamos a mão-de-obra exatamente da maneira que desejamos e separaríamos os melhores, mesmo antes do início das atividades.

Então repito o que disse no começo: Vamos treinar (iludir) pessoas para profissões que nunca teremos em nosso município? Até onde vai tamanha irresponsabilidade? Até quando gestores medíocres vão enganar a massa de desinfromados e criar uma espectativa mentirosa na mente de nossos jovens? Quem eles acham que estão enganando? Pense bem nisso e reflita!






Um comentário: