segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Como roubar a Frota Municipal

Devido o que chamo de "resignação interiorana" de quase a totalidade populacional das pequenas cidades do interior do Brasil, os funcionários públicos concursados ou não (cargos de confiança) atuam de forma livre e com a conivência dos prefeitos e vereadores em todas as áreas da administração pública. A bandidagem é a regra, a honestidade é a excessão.

Ser honesto em cidade pequena é estar fadado a pobreza. Se um cidadão tem a possibilidade ou oportunidade de trabalhar em uma prefeitura municipal do interior deve obrigatoriamente participar dos grupos ou como muitos costumam nomear, das "quadrilhas". As prefeituras são, na maioria das pequenas cidades, a única opção de trabalho e como todos sabem, no máximo a cada 8 (oito) anos a mamata acaba !

Como dizem no interior: "Saem os porcos gordos, entram os porcos magros" mas o modus operandi continua o mesmo. Prefeitos e funcionários roubando o dinheiro público e vereadores e ministério público aprovando as contas e escondendo as mazelas. E assim caminha a rotina nas pacatas cidades interioranas. A "resignação interiorana" a que me refiro cabe a maioria que não tem emprego na prefeitura e fica assistindo a tudo e sempre calados, esperando que em algum momento uma migalha caia a seus pés.
Muitos moradores de cidades do interior tem a mesma mentalidade: O filho precisa estudar e prestar um concurso público para trabalhar na prefeitura e ganhar o seu honesto dinheirinho. Mas o que a grande maioria dos pacatos cidadãos não sabe é que estão fortalecendo ainda mais as "forças do atraso". Sempre que não se denuncia uma irregularidade, damos "força" para um pequeno grupo de bandidos intitulados de "doutores" continuarem dilapidando o patrimônio público. Muitas cidades do interior continuam adotando práticas do inicio do século XIX, roubando galinhas e porcos do vizinho e se vangloriando de serem espertos.

Para se ter uma idéia de como as pequenas cidades brasileiras são dilapidadas a cada 4 (quatro) ou 8 (oito) anos, eu fiz um levantamento sobre gastos públicos e descobri que "a cada R$ 1,00 gasto com o saneamento básico, economiza-se R$ 4,00 em saúde" mas o que assistimos atualmente são epidemias de dengue, esgosto a céu aberto, lixo jogado em terrenos baldios e ninguém reclama. Porque será? Eu digo: O dinheiro que deveria ser utilizado para o saneamento básico foi desviado, ai ficamos sem o saneamento e sem a saúde. Mas calma, que ai vem a parte mais triste dessa história.

A maioria da população deve algum "favor" aos políticos, seja uma aposentadoria por invalidez fraudada, seja o pagamento de uma dívida no comércio, seja a garantia de um emprego de subsistência em algum departamento da prefeitura, seja uma bolsa de estudos para o filho formar e passar em um concurso público, de preferência na prefeitura mesmo, que sabemos, será fraudado também, mas este assunto de fraude em concurso público vou deixar para outra oportunidade, onde vou ensiná-los como se frauda um concurso em cidades do interior do Brasil.

A cidade de Igarapava, no interior de São Paulo, divisa com Minas Gerais, é uma escola para políticos corruptos, nela já se praticou todas as modalidades conhecidas de desvios de recursos públicos e a cada dia novas práticas são ensinadas aos mais jovens. A "resignação interiorana" é premissa básica para se dar bem por lá, pois se eu não denuncio eu vou conseguir ganhar a "amizade" do prefeito e ai serei muito bem recompensado. Vou ter a permissão para levar um motor de uma ambulância pra casa e trocar pelo motorzinho velho do meu poizé (carro antigo), que já está quebrado há mais de ano, o dinheiro é curto, você sabe como é! Cidade pequena não tem emprego, uai ! Preciso agradar os "doutores" senão vou ser deixado de lado e ai a coisa fica ainda pior.

A população assiste a tudo e ainda aplaude. Nas conversas de bar o assunto é um só. Todos dão razão aos políticos e dizem: "Tem que roubar mesmo, se eu não roubar outro vem e rouba no meu lugar !" e as campanhas eleitorais são cada vez mais lindas e cheias de esperança, dignas de premiação no "Oscar" e a massa vai atrás aplaudindo o "doutor".

A coisa mais fácil para um administrador público corrupto é administrar cidade pequena. A receita para o sucesso é fazer duas festinhas por ano, com direito a cantores famosos e bastante fogos de artifício, sem cobrar ingresso claro e um emprego na prefeitura, de preferência com direito a "cesta básica" e pronto ! Está feita a política: Pão e Circo ! E os romanos já sabiam disso há mais de 2.500 anos ! A cidade respira evolução ! Os imperadores romanos ficariam orgulhosos dos nossos atuais administradores públicos. Antigamente precisavamos ter uma arena com leões e gladiadores, hoje é só garantir o sinal da televisão. Se o pobre tem a novela distrai e ainda me paga mais energia elétrica pra engordar os cofres públicos novamente. Viva a modernidade do interior ! Como ficamos espertos ! Deixa o "doutor" roubar, o que vale uma ambulância ! Nada, é só pedir pro Deputado Tiririca que ele manda outra !


Nenhum comentário:

Postar um comentário